Lacen-BA detecta seis linhagens diferentes do novo coronavírus


Seis linhagens diferentes do novo coronavírus foram detectados na Bahia, segundo informações, nesta última quinta-feira (4), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), gerido pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab). A pasta detalhou que nenhuma das amostras identificadas tem relação com os tipos encontrados na África do Sul, Reino Unido e Manaus (AM), que são mais contagiosas.

As análises que foram feitas no Lacen foram colhidas em 25 cidades baianas de todas as regiões do estado. De acordo com a Sesab, foram feitos 48 sequenciamentos colhidos de pacientes que estavam com sintomas como cansaço, dificuldade de respirar e também síndrome respiratória aguda grave.

Conforme informou o órgão de saúde, o laboratório está fazendo um novo sequenciamento genético e vai divulgar na sexta-feira (5), o resultado de 32 novas amostras. Entre essas amostras, 11 são de pacientes que estiveram em Manaus, onde foram encontradas variações mais contagiosas.

Por solicitação do Ministério da Saúde, a Bahia vai fazer mais 300 sequenciamentos genéticos em quatro meses. O Lacen precisa de cerca de uma semana para concluir o processo.


*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário