Moradores de Vitória da Conquista colhem batata doce 'gigante' de mais de três quilos


Moradores de Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, colheram uma batata doce gigante, que pesava cerca de 3,5 quilos.

Jobs dos Santos Nascimento conta que arrumou a muda e plantou no quintal da casa da mãe dele, Dona Isabel, onde a família tem uma criação de galinhas e um pé de banana.

"Essa muda, ela veio da zona rural da região de Vitória da Conquista. A minha esposa trouxe da casa dos familiares dela. Ela comeu a batata e ficou uns pedaços de uns quatro centímetros na fruteira. Eu cheguei do trabalho um dia, estava olhando e vi que estava como se fosse uma muda e plantei", contou Jobs.

A batata doce gigante pesou 3.464 kg, medindo 33 centímetros de altura. Como já tem 15 dias que a batata doce foi retirada do pé a hortaliça acabou encolhendo um pouco. O peso sofreu uma pequena redução.

"É inesperado. Creio que poucas pessoas tenham visto uma batata tão grande como essa. Não é normal, é especial por não ter nenhum produto químico, 100% orgânico", disse Jobs dos Santos.

Segundo Jobs dos Santos, foram seis meses até a chegar nesse ponto. Ele nunca tinha colhido uma batata tão grande como essa.

Quem retirou a batata doce do pé foi a sobrinha de Jobs, Jamile Nascimento. A reação dela foi de surpresa.

"Eu estava indo colocar água para as galinhas e quando cheguei vi uma batata bem grande. Eu fiquei surpresa, porque nunca tinha visto", disse a adolescente.

De acordo com os especialistas, a vantagem da cultura da batata doce é porque ela é considerada de fácil plantio para produtores ainda pouco experientes. O ciclo pode variar de de três a cinco meses, dependendo das condições climáticas.

O engenheiro agrônomo Fábio Martins gravou um vídeo explicando que as chuvas no local e possibilidade da terra ter muito potássio, que favorece o plantio de batata, podem ter contribuído para que o alimento tivesse esse tamanho.

"Isso é um indicativo de que a batata foi plantada em uma época que tinha uma boa quantidade de chuvas fracionadas aliado a uma característica natural desse sólido, que possivelmente tem uma boa fertilidade.

"Entre os nutrientes que a batata necessita para o desenvolvimento, temos um que chama potássio, que seria um indicativo de que esse solo tem uma quantidade significativa desse elemento, proporcionando um pleno desenvolvimento dessa batata e um alongamento maior", concluiu.

Para ninguém duvidar da história depois a batata doce gigante, ela foi fotografada pelos moradores. Depois ela foi dividida entre a família.


*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário