Butantan anuncia primeira vacina contra Covid-19 100% brasileira; produção deve começar em maio


A primeira vacina 100% brasileira será produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante, batizado de ButanVac, foi anunciado na manhã desta última sexta-feira (26) pelo Instituto, que pedirá autorização à Anvisa para começar os testes clínicos.

“Vamos apresentar hoje a Butanvac, a primeira vacina 100% nacional, integralmente desenvolvida e produzida no Brasil pelo instituto Butantan, maior produtor de vacinas do hemisfério sul e agora se colocando internacionalmente como um produtor de vacina contra a Covid-19”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

O imunizante usa um vírus inativado, produzido a partir de ovos embrionários, método já utilizado na produção de vacinas contra a gripe. Segundo o diretor do Instituto, Bruno Covas, a pesquisa já trabalha com o conhecimento adquirido na produção de outras vacinas.

“Nós já estamos falando de uma segunda geração de vacinas. Já é a vacina 2.0. Aprendemos com as vacinas anteriores e sabemos o que é uma boa vacina pro Covid. Ela é mais imunogênica e, portanto, poderemos usar menores doses da vacina por pessoa. Com isso, o quantitativo de doses pode ser aumentado”, afirmou Covas.

Segundo ele, a vacina produzida em consórcio e será oferecida a países mais pobres, principalmente da África e da Ásia.

“A pesquisa será realizada de acordo com os mais altos padrões internacionais éticos e de qualidade. Os resultados vão determinar se a vacina é segura e tem resposta imune capaz de prevenir a Covid-19”, disse o Instituto, em nota.

Testes pré-clínicos realizados em animais, para detectar possíveis efeitos positivos ou de toxicidade já foram realizados.

A previsão é que a produção de 40 milhões de doses comece já em maio e, segundo Doria, a expectativa é começar a aplicar na população a partir de julho.

Atualmente o Instituto Butantan é responsável pela fabricação da CoronaVac, vacina produzida pela chinesa Sinovac.


*varelanotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário