CAMPANHA DE OUTDOORS DA ASPRA DENUNCIA MORTALIDADE DE POLICIAIS POR COVID


A ASPRA Feira de Santana inicia hoje, sexta-feira (26), campanha em outdoors denunciando a mortalidade de profissionais de segurança pública da Bahia.

As estatísticas mostram que a fatalidade da COVID contra os profissionais de segurança pública é quatro vezes maior que dos profissionais de saúde, já registrando 65 vítimas fatais, e o governador, por ter autonomia concedida pelo Plano Nacional de Imunização proposto pelo Ministério da Saúde, pode antecipar a vacinação desses profissionais. Isso porque com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população. 

"Responsáveis pela execução das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado da Bahia na pandemia da COVID-19, como toque de recolher e lockdown, esses profissionais ficam ainda mais expostos e sem dúvida alguma são linha de frente no combate ao coronavírus, mas ficam no final da fila na hora da vacinação", lamenta Paulo dos Anjos, coordenador da Aspra Feira de Santana.

Em alguns estados a vacinação da categoria já é uma realidade, como é o caso do Pará, onde desde a última sexta-feira (19), a vacinação dos profissionais acontece. Já no estado de Goiás a imunização está prevista para acontecer nas próximas horas. Destacamos a fala do governador Ronaldo Caiado, “Repito sempre o quanto vocês foram e são fundamentais para a governabilidade”, reafirmou o governador. “É uma polícia que, em decorrência dessa integração, construída pelo nosso secretário de segurança, mostra que ações conjuntas e compartilhadas alcançam o objetivo de garantir a tranquilidade e a ordem instalada no Estado". 

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse que o momento é exemplar, já que, diferentemente de outros Estados, a inclusão dos policiais no calendário vacinal contra a COVID-19 em Goiás respeitou os trâmites preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), “com discussão, pactuação, deliberação e resolução”.

“Mais do que um avanço na imunização, isso é uma conquista democrática, de gestão e de respeito àqueles que ombreiam conosco na saúde e garantem que as medidas sanitárias recomendadas sejam colocadas em prática”, assinalou Alexandrino. No estado de São Paulo a imunização está prevista para iniciar a partir do dia 05 de abril.

"A ASPRA Bahia tem o compromisso de defender os profissionais de segurança pública, como também buscar a melhoria da segurança dos baianos, por isso, nós cobramos os direitos desses trabalhadores e melhores condições de trabalho", finaliza o coordenador da Aspra Feira, Paulo Dos Anjos.

Os outdoors estão localizados nas principais entradas e saídas da cidade, como também nos dois sentidos da BR-324.

Fonte e Fotos AspraBahia








Nenhum comentário:

Postar um comentário