Dez novos leitos de UTI Covid são abertos com urgência em Jacobina


O Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, passou a contar nesta última quinta-feira (18) com dez novos leitos de tratamento intensivo (UTI) destinados ao tratamento da covid-19. A abertura imediata das unidades ocorreu após autorização do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas,  por meio do credenciamento estadual. O município, referência na  macrorregião Centro-Norte, agora conta com 20 leitos de UTI. 

O secretário foi cauteloso ao alertar para a capacidade limitada do estado em abrir novos leitos.  "Diariamente estamos abrindo novos leitos em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial. Porém, não é possível abrir novos leitos de modo infinito. Se não houver uma rápida redução do número de casos graves, a cada dia nos aproximamos desse limite, pois não há profissionais, equipamentos e estruturas hospitalares suficientes", pontuou. 

De acordo com a Secretaria estadual de saúde (Sesab), agora macrorregião Centro-Norte conta com 70 leitos ativos, sendo 30 de UTI Covid-19.

A   vice-prefeita e secretária de Saúde do município, Kátia Cristina Alves de Souza lembrou que além de Irecê, a cidade de Jacobina é referência na região e salientou a importância da parceria com o estado para atender à demanda. " Somos referência para uma região de 400 mil habitantes e entendemos que somente juntos vamos atuar de modo resolutivo e vamos conter esse vírus", disse. 


*Bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário