Salvador terá mais duas unidades de urgência para atendimentos exclusivos de pacientes Covid-19


Salvador terá acesso a mais duas unidades de urgência, nos bairros do IAPI e Imbuí, para atendimentos exclusivos de pacientes Covid-19 que necessitam de leitos de enfermaria, a partir dessa segunda-feira (15). A iniciativa amplia a capacidade de assistência da rede municipal e auxilia a desafogar as UPAs e gripários.

Segundo a prefeitura, com isso, a capital baiana passa a ter quatro unidades básicas remodeladas – incluindo as localidades de Itapuã e Pirajá – para dar suporte ao sistema de saúde sob o novo formato. As estruturas vão receber pelo período de 24 horas, sete dias por semana (inclusive finais de semana e feriados), pacientes com demandas de emergência com quadros clínicos mais leves.

No total, 250 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores da saúde estarão envolvidos na assistência das unidades. Todas elas terão gestão da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed).

Atenção básica

Para assegurar a assistência de atenção básica para população de Pirajá, os serviços complementares (curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e dispensação de medicamentos básicos) foram remanejados para Escola Municipal Alexandrina Pita, localizada na Rua Elísio Mesquita, no próprio bairro.

Os atendimentos no local vão funcionar de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h.

Já em Itapuã, IAPI e Imbuí, as equipes de saúde foram redistribuídas para reforçar o quadro de profissionais em outros postos da região.


*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário