Primeiro milhão de doses de vacinas da Pfizer deve chegar no próximo dia 29

Foto: Reprodução / DW

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer a ser entregue ao Brasil, com 1 milhão de doses, tem previsão de chegada em solo brasileiro no próximo dia 29, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

De acordo com o G1, a carga deve ser recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e autoridades. O carregamento virá de uma da fábrica da farmacêutica na Bélgica. Nesta quarta-feira (14), Queiroga afirmou que o governo conseguiu antecipar a chegada ao país de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Além disso, anunciou um aumento de 2 milhões no total de doses que devem ser entregues até junho.

A vacina da Pfizer chega ao Brasil após longa negociação entre a farmacêutica e o governo. Em agosto de 2020, a Pfizer ofereceu para o governo federal 70 milhões de doses, com entrega a partir de dezembro daquele ano. Mas na ocasião o presidente Jair Bolsonaro exigiu da empresa um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina e recusou a proposta, argumentando que os termos do contrato eram "draconianos".
Após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo brasileiro fechou um contrato para compra de 100 milhões de doses, mas com previsão de entrega apenas a partir do segundo semestre.

A vacina da Pfizer já pode ser aplicada no Brasil porque obteve registro junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda em fevereiro.

Salvador pode receber mais vacinas da Pfizer contra a Covid-19 por ter estrutura com super freezers. A possibilidade foi levantada pelo prefeito Bruno Reis (DEM) nesta sexta-feira (16), em coletiva virtual em que foram divulgadas informações sobre a vacinação na capital baiana.

*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário