Solicitações de certidões de óbitos e nascimentos online crescem 162%


Os Cartórios de Registro Civil do Brasil  tem relacionado o aumento no número de óbitos registrados ao longo da pandemia da Covid-19, as restrições de circulação e horários reduzidos de atendimento em alguns estados ao crescimento de 162% nos pedidos de segundas vias de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos por meio eletrônico.

Os documentos são necessários para sepultamento, solicitação de benefícios da previdência social, compra e venda de imóveis, entrada em inventários, separações, divórcios, inclusão em planos de saúde e atendimentos em hospitais. As certidões podem ser solicitadas de forma digital pelo site (disponível aqui). www.registrocivil.org.br

Os dados mostram que os pedidos passaram de 18.090 em março de 2020 para 42.087 em fevereiro deste ano. Na comparação entre os últimos dois meses de fevereiro, o aumento foi de 145%, enquanto que na comparação entre os meses de março o acréscimo foi de 116%.

Necessárias para atos cotidianos que vão do sepultamento de um corpo à concessão de benefício do INSS, divórcios e atendimento na saúde.

Ao fazer a solicitação, o cidadão pode optar por receber a certidão em papel ou digital, em meio eletrônico. Caso opte pelo papel, há a possibilidade de receber o documento pelos Correios ou retirar no Cartório mais próximo de sua residência. Caso a opção seja pela certidão digital, a mesma é enviada para o e-mail do usuário, que pode encaminha-la de forma eletrônica aos órgãos competentes. Caso imprima, passa a ser considerada cópia.


*bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário