Doses da Sputnik V devem chegar à Bahia nos próximos 15 dias, projeta Rui

Foto: Divulgação

As 300 mil doses da vacina russa Sputnik V que serão aplicadas no estado da Bahia devem chegar ao estado nos próximos 15 dias. A Bahia é um dos estados nordestinos que conseguiram autorização de importação do imunizante. A estimativa foi feita pelo governador Rui Costa (PT) durante o programa Papo Correria, na noite desta última terça-feira (13). 

O governador voltou a lamentar a impossibilidade de aplicação das 10 milhões de doses contratadas pelo Estado.

No último dia 9 de julho, os governadores e secretários estaduais da Saúde iniciaram a assinatura dos Termos de Compromisso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 
Mesmo com a assinatura do termo, há ainda uma série de critérios que devem ser cumpridos até a chegada das doses. A lista inclui o envio ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) dos documentos e insumos necessários à realização das análises; envio à Anvisa de medida de mitigação do risco pelos fabricantes Generium e UfaVita, decorrente da ausência da validação da etapa de filtração esterilizante e também do relatório final de validação do processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA) ou declaração da autoridade russa de que verificou e aprovou tal documento.

Também devem ser apresentados à Anvisa registros dos treinamentos dos operadores, indicando que os procedimentos de trabalho foram efetivamente corrigidos e não representam risco de contaminação ao Mesmo após a chegada ao Brasil, a vacina só poderá ser utilizada após avaliação e liberação pelo INCQS, o que permitirá comprovar a ausência de vírus replicante na vacina e assegurar seus aspectos de qualidade e segurança.

*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário