Pesquisa mostra que metade dos pacientes internados com Covid tem complicações

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Uma ou mais complicações da Covid-19 são identificadas em pelo menos metade das pessoas que acabam hospitalizadas pela infecção. A conclusão é de um estudo publicado na última quinta (15) na revista médica inglesa The Lancet.

Para chegar aos resultados, cientistas analisaram prontuários de 73.197 pacientes com 19 anos ou mais que receberam atendimento médico, entre janeiro e agosto de 2020, em 302 hospitais no Reino Unido.

Os dados mostram que do total de pacientes analisados, o equivalente a 49,7% (36.367) registrou pelo menos uma complicação de saúde. Reportagem da Folha de S. Paulo indica que essas complicações foram cardiovasculares, respiratórias, neurológicas, renais, hepáticas, gastrointestinais e/ou sistêmicas, e ainda que foram registradas no período em que os pacientes estavam no hospital, seja na ala de enfermaria ou em UTIs.
Outro fato constado na pesquisa é de que esses pacientes passaram a ter mais dificuldade para cuidar de si mesmos após as complicações. Isso foi ainda vai registrado entre aqueles  com menos de 50 anos.

A reportagem ressalta que esse resultado mostra o impacto na qualidade de vida, que afetam até ações básicas do dia a dia, como tomar banho, trocar de roupa e se alimentar.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário