Sem previsão para desmobilizar leitos no hospital da Fonte Nova, estádio segue sem jogos

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

A Arena Fonte Nova deixou de receber os jogos do Bahia com a reabertura do hospital de campanha da Covid-19 em março deste ano. Com as notícias sobre a redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid e a perspectiva de desmobilizar alguns leitos em Salvador, o torcedor se perguntar quando o estádio poderá receber jogos novamente, ainda que sem público.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou ao Metro1 que ainda não há previsão de desmobilização. Atualmente, o hospital de campanha da Arena está com 61 pacientes internados nos leitos de UTI adulto e 37 na enfermaria. São 200 leitos, 100 na modalidade UTI e a outra metade do tipo clínico. A taxa de ocupação leitos de UTI adulto em Salvador nesta sexta-feira (16) é de 47%, com 709 leitos ativos e 335 pacientes internados. Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 47% também, com 580 leitos disponíveis e 262 pacientes internados.
A assessoria de imprensa da Itaipava Arena Fonte Nova informou ao Metro1 que o estádio está preparado para receber jogos, desde que haja liberação por parte das autoridades competentes. A assessoria do Governo do Estado disse ao Metro1 que o posicionamento segue o mesmo: não autorizar a realização de jogos, enquanto o estádio estiver abrigando o hospital de campanha. 

Em entrevista recente, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, informou que o hospital da Arena Fonte Nova seria o último a ser desmobilizado, por se tratar do único local com leitos de Covid que não é um hospital propriamente dito. 

Quando foi aberto em junho do ano passado, o governador Rui Costa falou que seria imoral receber jogos no estádio, enquanto havia pessoas morrendo no mesmo local. Naquele momento, a pandemia estava na sua primeira onda com hospitais lotados e elevado número de mortes diárias. Com o arrefecimento da pandemia, o hospital foi desmobilizado em outubro. 

Enquanto a Arena Fonte Nova abriga um hospital de campanha, o Bahia sedia os seus jogos no Estádio Metropolitano de Pituaçu. O clube já manifestou o desejo de voltar a mandar suas partidas na Fonte Nova, mas informou por meio de sua assessoria que vai respeitar a decisão do governo. 


*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário