Secretaria de Saúde explicita motivo do fechamento temporário da USF da Urbis 3*


Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem, através deste, esclarecer a razão pela qual a Unidade de Saúde da Família (USF): Antônio André de Souza Filho, localizada na Urbis 3, encontra-se fechada desde o dia 31/08/2021. O fechamento da Unidade foi uma decisão em prol da segurança da equipe, ameaçada por familiares de um paciente da área de abrangência da USF que foi a óbito no dia 27/08/2021, devido a complicações pós-COVID-19.

Esclarecemos que o paciente estava internado em um hospital de Feira de Santana, tendo recebido alta hospitalar. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância acompanhada de uma técnica de enfermagem, no dia 26/08/2021, para realização do translado do mesmo a sua residência. A equipe da Unidade de Saúde estava de sobreaviso para realizar o atendimento do paciente no dia seguinte, disponibilizando serviços médicos, de enfermagem, de fisioterapia, nutricional e curativos. 

Todavia, foi informado aos familiares que em caso de urgência o paciente deveria ser encaminhado para a UPA ou ao Hospital Regional. No mesmo dia, na quinta-feira 26/08/2021 à noite, o paciente foi levado ao Hospital Regional pelo SAMU. No dia seguinte, na sexta-feira (27/08/2021), a equipe da USF Urbis 3 se deslocou até a residência do paciente, momento em que foi constatado o óbito.

Após o ocorrido, os familiares ameaçaram de morte a equipe da USF. Sendo assim, a gestão decidiu pelo fechamento da Unidade para avaliar a situação e tomar as medidas cabíveis.

Informamos à comunidade que a partir de quarta-feira, dia 08/09/2021, a USF Urbis 3 retornará as suas atividades normais.

Ratificamos que os usuários da área de abrangência que tiverem necessidade de atendimento deverão se deslocar até a UPA ou à Unidade de Saúde mais próxima.

Diante das situações especuladas, a Secretaria de Saúde repudia qualquer ato de violência e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.


_*Ascom PMSAJ*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário