Site de reclamações do governo passa a registrar queixas sobre erros e instabilidades das redes sociais

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir de agora, os consumidores brasileiros poderão registrar erros, vazamentos de dados, golpes em redes sociais (Instagram e Facebook) e instabilidades na internet no site consumidor.gov.br.

"A entrada das redes sociais, que ganharam espaço como e-commerce, reforça o foco da Secretaria Nacional do Consumidor no combate às fraudes eletrônicas e anúncios que colocam em risco os dados pessoais e bancários dos consumidores brasileiros, criando mecanismos mais céleres e eficientes para resolução de conflitos", justificou o ministério da Justiça e Segurança Pública., já que pode-se chegar a um acordo entre a empresa reclamada e o consumidor, evitando a judicialização do caso.

A plataforma digital tem uma taxa alta de resolução de casos, segundo Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
As reclamações dos usuários sobre o grupo Facebook aumentaram 295% de janeiro a julho deste ano, segundo um levantamento feito pela Senacon. As principais reclamações dos consumidores dizem respeito a perfis falsos com utilização de dados pessoais, compartilhamentos de dados e cobranças indevidas de serviços não solicitados.


*Metro1

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