Em áudio liberado pela CBF, VAR alertou ao árbitro que "bola bate no peito"; veja vídeo

Foto: Reprodução

O erro crasso na marcação do pênalti contra o Bahia, no duelo vencido por 3 a 0 pelo Flamengo na última quinta-feira (11), ganhou contornos ainda mais graves diante do áudio liberado na conversa entre o árbitro Vinícius Gonçalves  e a equipe do VAR.

No diálogo, depois que Gonçalves marca pênalti de Conti por, segundo ele, ter tocado com a mão na bola, a equipe do VAR chama e diz que ele precisava ver o lance pela cabine de vídeo.  

É nesse momento que sucede a seguinte conversa:
-  Vinícius, narra o que você viu - diz o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha.

- Eu vejo um bloqueio com a mão, mais alto que ombro. Eu vejo pegar na mão - responde Gonçalves.

- Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço. O braço que está aberto não tem toque, está ok?, diz Elmo.

Já na cabine, vendo o lance, o diálogo prossegue:

- Parei no ponto de contato quando a bola bate no peito e segue no braço. No braço que está esticado para cima não tem toque com a mão na bola, tá ok? - diz o árbitro Elmo Alves Resende Cunha.

- Eu vejo a bola pegar no bíceps dele, está vendo? - responde Vinícius Gonçalves.

- Tem outra câmera? , pergunta Vinícius Gonçalves.

- Vou te mostrar que não tem outro toque. Qual braço você está falando? O direito ou o esquerdo? - Pergunta o árbitro de vídeo.

- Ela bate no peito e vai no bíceps - continua Elmo Alves Resende Cunha.

- Concordo com o que você fala, mas ele está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade, está bom?

- Ok.

Por conta desse erro, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, foi demitido. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (11) pelo presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF). 

Vice da comissão, o também ex-árbitro Alício Pena Júnior assumirá o cargo até o final do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (12), a torcida do Bahia recebeu os jogadores durante desembarque no aeroporto de Salvador e protestou contra a arbitragem e a CBF.

Veja vídeo da conversa entre o árbitro de campo e o VAR:



*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário