Comportas de usina não foram abertas no extremo sul da Bahia; informação que circula é falsa

Foto: Reprodução/Vídeo

Apesar do susto que moradores da região de Itapebi e Canavieiras tomaram com as imagens da usina hidrelétrica de Itapebi na última quinta-feira (9), a UHE Neoenergia afirma que não há motivo para desespero. 

Um vídeo, que mostra o aumento da vazão da água e também no volume do rio, despertou uma fake news de que as "comportas da hidrelétrica foram abertas". Compartilhado em um aplicativo de mensagens, o falso alerta da UHE dizia que, por causa das fortes chuvas, as comportas foram abertas e o rio Jequitinhonha transbordaria colocando em risco os ribeirinhos.  

Procurada pelo Metro1, a UHE Itapebi afirmou que chegou a transmitir alerta para as comunidades mais próximas à barragem, por meio de SMS, e às prefeituras e órgãos de proteção e defesa civil, mas somente sobre a alteração no volume de chuvas. Não houve abertura das comportas da barragem. 
"A UHE Itapebi informa que, durante a noite de quinta-feira (9/12) e madrugada desta sexta-feira (10/12), o monitoramento realizado no rio Jequitinhonha indicou um aumento nas vazões que chegavam ao reservatório, motivadas por intensas chuvas no trecho do rio a partir da cidade de Jequitinhonha. Ressaltamos que a usina opera dentro dos padrões considerados de projeto e operação", diz nota. 

A empresa explica ainda que sua operação tem naturalmente capacidade limitada de acúmulo de vazões em períodos de cheia. Na prática, usinas desse tipo não acumulam água. Ou seja, o volume de água que entra na usina é o mesmo que sai.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário