Hemoba intensifica coleta de sangue para abastecer cidades atingidas pela chuva; saiba onde doar

Foto: Camila Souza/ GovBa

A Fundação Hemoba intensificou a campanha de doação de sangue nos 29 postos de coleta na Bahia. A ação tem como objetivo evitar o desabastecimento nos municípios em situação de emergência em decorrência da chuva que atinge o estado. O estoque da fundação está em situação de alerta.

As unidades de coleta em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras funcionam normalmente, mas com um número reduzido de doadores devido à dificuldade de mobilidade nesses municípios.

Segundo Fernando Araújo, diretor-geral da Hemoba, tem postos da fundação em todas as macrorregiões da Bahia, por isso é necessário que os doadores ajudem a ampliar a coleta em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e demais regiões para que tenha um estoque seguro para atender as demandas habituais e possíveis situações de emergência causadas pela chuvas.
Veja onde doar
De acordo com a Hemoba, nesta semana, excepcionalmente, os voluntários poderão realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea em Salvador, na sede da Hemoba, na Av. Vasco da Gama, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h; na sexta-feira (31), o atendimento acontece das 7h às 12h30.

Os postos de coleta nos shoppings Salvador e Salvador Norte atendem os doadores de terça a quinta-feira, das 9h às 18h; na sexta-feira (31), o atendimento acontece das 9h às 13h.

Já as unidades localizadas no Hospital Ana Nery e Hospital do Subúrbio funcionarão de segunda a quinta-feira de 7h30 às 16h. Todos os postos de coleta estarão fechados no feriado do dia 01/01.

As demais unidades no interior do estado também funcionarão em horários especiais. Para mais informações como endereços das unidades, basta acessar o site www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.

Critérios para doação de sangue
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional, além de cartão de vacinação.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.

*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário