Pela primeira vez em 30 anos, barragem de Guanambi sangra e prefeitura emite alerta

Foto: Thiago Nery - Prefeitura de Guanambi

Pela primeira vez desde 1992, a barragem de Ceraíma, que fica na cidade de Guanambi, no sudoeste da Bahia, sangrou na madrugada do último domingo (9).

O sangramento, nome dado a quando a barragem ultrapassa o seu volume máximo e escoa água acumulada, começou por volta da 1h.

A água que segue para a barragem de Ceraíma, passa pelo Rio Carnaíba que também passa pela cidade de Guanambi. O sangramento fez com que a prefeitura emitisse um alerta para as populações ribeirinhas, já que o volume do rio pode aumentar por causa das chuvas que caem em sua cabeceira e afluentes.

A prefeitura alerta para o risco de alagamentos, mas afirma que não há possibilidade de rompimento da barragem, que está sendo monitorada. O sangramento também já era previsto.
Além de fazer o alerta, a prefeitura divulgou imagens da população ultrapassando as barreiras de segurança ao redor da barragem. Muita gente se arriscou para ver a barragem de Ceraíma sangrando após 30 anos.

Também em Guanambi, a barragem do Poço Magro está em eminência para sangrar. Esta barragem sangrou apenas uma vez, em 2016.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário