Covid: Ministério da Saúde deve liberar 4ª dose para todos acima de 18 anos

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O Ministério da Saúde deve liberar a quarta dose da vacina contra a covid-19 para todos os brasileiros acima de 18 anos. A previsão é que, ainda nesta semana, a faixa etária acima dos 40 anos possa receber o segundo reforço do imunizante. 

Até agora, apenas pessoas com mais de 50 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos têm acesso à quarta dose. De acordo com informações do jornal O Globo, a pasta está avaliando se todas as faixas etárias serão contempladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou se parte delas precisará se imunizar em clínicas particulares. Os imunizantes utilizados devem ser os da Astrazeneca e Pfizer. O intervalo de aplicação será de quatro meses após a terceira dose

"Observando o comportamento do vírus, estamos caminhando para termos, pelo menos, um (segundo) reforço na população acima de 18 anos", disse o secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira.
A medida se baseia na recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI), definida na última semana. Como estados e municípios têm autonomia para definir o calendário de vacinação, as datas de vacinação podem variar em cada localidade considerando as faixas etárias.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário