O Metropole Saúde desta segunda-feira (2) teve como pauta a campanha "Outubro Rosa". Em entrevista ao programa, a médica mastologista Ana Claudia Imbassahy reforçou a relevância da prevenção e diagnóstico antecipado do câncer de mama.
“Quando é precoce, temos chances de até 95% de curar a mulher”, afirmou. Segundo ele, há um levantamento de que 50 mulheres morrem todos os meses no Brasil por causa do câncer, e uma a cada oito mulheres desenvolve o carcinoma.
A médica alertou ainda sobre a importância do autoexame, mas reforçou que as mulheres devem fazer sempre a mamografia, porque através dela o diagnóstico pode ser antecipado em até dois anos. “O autoexame vai detectar a alteração, o nódulo, já numa fase que ele está palpável. E a mamografia consegue antecipar esse diagnóstico em até dois anos”, disse.
“Se olhe, se toque, conheça suas mamas e essas medidas importantíssimas que são hábitos de vida saudável, então fazer atividade física, evitar a obesidade, bebida alcoólica. Se você tiver no seu dia a dia esse cuidado, você está fazendo por você, diminuindo a chance dessa doença aparecer em 30%”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário