Foto: Laila Nery |
Trinta e quatro localidades da Bahia estão com o abastecimento de água interrompido por causa das chuvas registradas nas últimas semanas. A informação foi divulgada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), nesta última terça-feira (28).
Além disso, o abastecimento está sendo retomado gradativamente em 35 localidades, enquanto outras nove estão com a vazão reduzida.
De acordo com a Embasa, as fortes chuvas inundaram estações de captação e tratamento, danificaram equipamentos e romperam tubulações.
Em alguns locais a correnteza foi tão forte que as bombas usadas para captar água no rio foram arrancadas do lugar. Já em outros sistemas, o entulho levado pelos rios entupiu equipamento e obstruiu a captação de água.
A Embasa ainda informou que desabamentos de encostas causaram rompimento de tubulações e que também há sistemas que não estão funcionando por falta de energia elétrica.
No interior do estado, a região mais afetada foi o Vale do Jiquiriçá, onde os municípios de Jiquiriçá e Mutuípe tiveram grandes trechos de adutoras danificados, em pontos de difícil acesso devido ao alagamento.
Outra região intensamente afetada foi o sul do estado, próximo ao município de Itabuna. Segundo a Embasa, o sistema integrado que atende Floresta Azul, Santa Cruz da Vitória, Firmino Alves e outras localidades está sem condições de operar devido ao rompimento de adutoras e as equipes tentam reparar os equipamentos no menor prazo possível.
Enquanto o fornecimento não é totalmente retomado nas localidades afetadas, a Embasa informou que tem oferecido abastecimento alternativo por meio de carro-pipa. Até a manhã desta terça, 19 carros-pipa já tinham sido mobilizados. A previsão é que esse número chegue a 30 nos próximos dias.
No entanto, em alguns locais, o abastecimento alternativo ainda não está sendo realizado porque não há condições de acesso.
A Embasa explicou que para ajudar a suprir a necessidade de água potável, a produção de Água Bahia, a água em "copinhos" produzida pela empresa em Dias D´Ávila, na região metropolitana de Salvador, está sendo encaminhada para as regiões afetadas.
*G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário