Nutricionista dá dicas de frutas que ajudam na hidratação do corpo durante o verão da Bahia

Foto: Caju Gomes/unsplash

Indispensáveis para uma alimentação saudável, as frutas podem ajudar a manter o corpo hidratado durante o verão da Bahia, principalmente nos dias mais quentes.

Ciente dos benefícios gerados pela frutas nessa época do ano, a engenheira de produção Ana Paula Pardinho sempre costuma ter em casa abacaxi, melão e mamão.

"Até por conta do calor, não é? A gente libera muita água, fica muito desidratada. Então àquelas pessoas que não têm muito o hábito de beber água, ao consumir a fruta, vai estar se hidratando", disse.

Segundo o nutricionista Higor Araújo as frutas com maior quantidade de água na composição são: abacaxi, melão e melancia. "Essas três a gente pode botar como carro-chefe na variação das frutas".
Ele destaca que para aproveitar ao máximo o valor nutritivo delas, o ideal é consumir "in natura". mas o consumo de sucos também é recomendado.

"Quais são esses sucos que podemos citar e relacionar frutas, que conseguimos fazer o consumo sem adicionar tanto valor calórico, como adição de açúcar e algumas outras coisas. A gente tem limão, maracujá e morango. São frutas que têm baixo valor calórico e quando consumidas como suco não terão tanto impacto no valor nutricional e calórico de uma alimentação", explicou.

Frutas como abacaxi e melancia auxiliam na hidratação, mas segundo médicos e nutricionistas, não substituem o consumo diário de água que deve ser de 30 a 50 ml por kg de peso. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve consumir pelo menos dois litros de água por dia.

"O consumo de água é importantíssimo", reforça o nutricionista.


*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário