Governo do Estado entrega 128 novos leitos em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

O sudoeste baiano ganha um reforço na área da saúde nesta sexta-feira (18), com a abertura de 128 novos leitos. A ampliação acontece com a abertura do Novo Hospital Afrânio Peixoto e de outros 48 leitos e uma Sala de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O governador Rui Costa entrega a reforma e a ampliação das duas unidades, que compõem a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (18).

Com 80 leitos, o Novo Afrânio Peixoto ofertará serviços de cirurgia, internamento, ambulatório e apoio diagnóstico e terapêutico. O Serviço de Cirurgia será destinado aos pacientes que necessitem realizar procedimentos cirúrgicos em regime de primeiro e/ou segundo tempo, das subespecialidades de traumato-ortopedia, cirurgia geral, urologia e cirurgia vascular. O internamento será para pré e pós-operatório, em acordo ao perfil cirúrgico da unidade.

A unidade funcionará em regime de 24 horas por dia, sete dias por semana, com acesso exclusivamente por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação ou por meio do Hospital Geral de Vitória da Conquista, integrado aos demais pontos de atenção mediante processos regulatórios.
O Novo Afrânio Peixoto será destinado, inicialmente, para realização de mutirão de cirurgias eletivas, por um período de três meses, considerando a alta demanda na região e o represamento desse tipo de atendimento em virtude da pandemia por covid-19. O acesso dos pacientes ocorrerá a partir do Sistema Lista Única do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista.

Já os novos leitos do HGVC inicialmente serão destinados para atender cirurgias e procedimentos vasculares. Ao longo do tempo, os leitos atenderão também às especialidades de cirurgia geral, oncologia e neurocirurgia. O hospital ganhou ainda uma Sala de Politrauma, com capacidade para atendimento de até seis pacientes politraumatizados ao mesmo tempo.

*Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário