TRE-BA retoma serviço presencial e lança projeto de atendimento itinerante

Foto: Divulgação TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou, nesta última quinta-feira (3/3), o projeto “TRE-BA em todo Lugar”. Três caminhões do Eleitoral baiano irão percorrer cidades do interior do estado e também bairros da capital para garantir atendimento ao público, especialmente a aqueles que não têm acesso à internet.

O atendimento itinerante foi anunciado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, em entrevista coletiva realizada na sede do órgão, em Salvador. O serviço terá início na próxima segunda-feira (7). Neste primeiro ciclo, serão contemplados, além da capital, os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista.

No dia 14 de fevereiro o TRE-BA firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e entregou três caminhões à Federação para customização. Os carros foram adaptados e plotados gratuitamente pela FIEB de forma que possibilitará o atendimento itinerante. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em empreender iniciativas inovadoras, promover articulação para reduzir gastos públicos, apostando sempre em boas práticas.
Os caminhões irão circular com quatro atendentes do TRE-BA em cada carro, mais um supervisor e um servidor da área de tecnologia da informação. O objetivo é garantir o alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos e a regularização dos mais de 2 milhões e 200 mil títulos cancelados, o que deve ser feito até 4 de maio. Quem perder este prazo, não poderá votar nas Eleições Gerais, em outubro.

O presidente Roberto Frank enfatizou que o “TRE-BA em todo lugar” foi pensado para atender os excluídos digitais, pessoas que não têm acesso à internet ou ainda têm dificuldade no uso desses recursos.

“Levaremos o TRE-BA direto aos cidadãos, para que uma maior quantidade de eleitores possa tirar a primeira via do título e regularizar a situação cadastral, garantindo o direito ao voto em 2022”, afirmou o presidente. Apesar de o Eleitoral baiano ter aprimorado os serviços online na pandemia, a intenção do projeto é que ninguém deixe de votar por falta de acesso aos serviços.

O presidente da Fieb, Ricardo Alban, esteve na coletiva, acompanhado do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), Rodrigo Alves, e reafirmou a importância da parceria com o TRE-BA. “Para nós, é uma satisfação abraçar esse projeto que envolve inovação, tecnologia e efetividade, incentivando que todo cidadão exerça o seu direito ao voto”.

Roteiros - Programados para circular por todo o estado, os caminhões do TRE-BA começarão o roteiro em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, cidades em que há maior número de eleitores com títulos cancelados.

O primeiro ciclo de atendimento itinerante ocorrerá de segunda-feira (7/3) a sábado (12/3) e contemplará, além de bairros da capital baiana, localidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana.

Confira programação:
Salvador 

Datas: De 7 a 9/3        
Roteiro: Colégio Estadual Rotary, Ladeira do Abaeté S/N - Itapuã                          Horário: Das 8h às 19h

Datas: De 10 a 12/3    
Roteiro: Centro Social Urbano dos Pernambués, Rua Thomaz Gonzaga, 150 - Pernambués; 
Horário: Dia 10 e 11: Das 08h às 19h; Dia 12/03 - Das 08h às 13h

Feira de Santana
                                                                                                              Data: 07/03
Roteiro: Distrito de Humildes. Colégio Estadual Estadual Padre Henrique que fica na Rua Cônego Olímpio, S/N. 
Horário: Das 08h às 19h

Data: 08/03 a 10/03     
Roteiro: SAC da Rodoviária de Feira de Santana – Rua. Vasco Filho, 23 - Serraria Brasil). 
Horário: Dia 8 (Das 13h às 19h); Dias 9 e 10/3 (Das 8h às 19h)

Data: 11/03 e 12/03     
Roteiro: Distrito de Maria Quitéria, Creche Paulino Martins dos Santos - Primeira Travessa Artur de Assis /Alves de Freitas. 
Horário: Dia 11 (Das 13h às 19h) e Dia 12 (Das 8h às 19h).

Vitória da Conquista
                                                    
Data: 07/03 a 11/03    
Roteiro: Centro Cultural Glauber Rocha, bairro Brasil;
Horários: De 7 a 10/3 (Das 8h às 19h) e Dia 11/3 (Das 8h às 13h)

Data: Dia 12/03            
Roteiro: Distrito de José Gonçalves, Colégio Moisés Meira, Travessa Santo Antônio; 
Horários: Das 08h às 19h


Atendimento presencial - Durante a entrevista coletiva, o presidente Roberto Frank também anunciou a retomada do atendimento presencial. A partir desta quinta-feira (3/3), os cartórios eleitorais de todo o estado passam a atender o público mediante agendamento, que pode ser feito pelo portal do TRE-BA ou por telefone (71) 3373-7000.

O gestor do Eleitoral baiano reforçou a importância do público acessar os serviços disponíveis pelas mais diversas vias antes do encerramento das atividades, em 4 de maio. O fechamento do cadastro é previsto pela Lei nº 9.504/1997 e ocorre sempre 150 dias antes do pleito. Este ano, o cadastro será fechado em 5 de maio de 2022. Por isso, o eleitor só pode requerer os serviços da Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio.

Serviços online permanecem - Para além do atendimento itinerante e do agendamento para acesso presencial aos cartórios, os serviços online permanecem disponíveis e os eleitores podem contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor. O NAVE pode ser acessado pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), pelo Telegram (@maiatrebot) e pela central telefônica (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.


*Metro1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário