Banco Mundial eleva PIB brasileiro em 2022 a 1,5%

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O Banco Mundial elevou o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022 a 1,5%, segundo relatório “Prospectos Econômicos Globais”, divulgado nesta última terça-feira (7). As informações são do Estadão.

Na edição de janeiro do mesmo documento, a instituição projetou que a maior economia da América Latina cresceria 1,4% este ano.

O banco, no entanto, reduziu drasticamente a estimativa para a expansão econômica do Brasil em 2023, de 2,7% a 0,8%. Já em 2024, a expectativa é avanço de 2%.

De acordo com dados do relatório, com um começo de ano “sólido”, o Brasil deve registrar queda nas condições, à medida que a inflação elevada pressiona a renda das famílias. Além disso, a estagnação de investimentos de empresas e incertezas políticas também foram pautas para o cenário.
O documento também aponta que programas extraordinários para permitir o saque de fundos de seguro contra desemprego trarão alívio às famílias, mas podem impulsionar a inflação. 

“Em 2023, o impulso fraco e os efeitos em curso da política monetária apertada nos investimentos e na atividade devem limitar o crescimento”, indicou.

*Bahia.ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário