Juceb: Bahia bate recorde histórico no tempo médio de abertura de empresas em 2022

Foto: Divulgação/ JUCEB

A Bahia, pela primeira vez desde o início da implantação da REDESIM em 2011, que até o mês abril era o único estado na cor amarela, em maio passou a figurar na faixa verde, com tempo médio de abertura de empresas de 2 dias e 15 horas, o menor já registrado pelo Estado desde o início.

A Receita Federal do Brasil é responsável  por divulgar mensalmente estatísticas com o tempo médio de abertura de empresas em todos os Estados, classificando-os por cores, conforme a faixa de tempo medida. Os Estados com tempo de abertura maior que 7 dias, estão representados na cor vermelha, entre 5 e 7 dias, na cor laranja, entre 3 e 5 dias, na cor amarela, e até 3 dias, na cor verde.

O valor alcançado só foi possível por conta da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), que agilizou a legalização de negócios através da Redesim, programa que busca integrar em uma plataforma digital única todos os sistemas utilizados pelos diversos órgãos responsáveis pela emissão de inscrições, alvarás e licenças necessários para o funcionamento regular das empresas.
Ações adotadas pela nova gestão da JUCEB, como o estreitamento da relação com municípios estratégicos, que possuem alta representatividade na economia do Estado, e atualização de procedimentos internos do órgão também contribuíram para que esse resultado fosse atingido.

Apenas no exercício de 2021, mais de 37.827 empresas foram registradas na Bahia, todas elas através dos sistemas da Juceb. Em 2022, este número já atinge, aproximadamente 16.175 empresas abertas, um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

*Bahia.ba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário