Incêndio de grandes proporções atinge Serra do Barbado, na Chapada Diamantina

Foto: Redes sociais

Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Barbado, entre os municípios de Piatã e Rio do Pires, na Chapada Diamantina. As chamas começaram na sexta-feira (16) e desde então vêm se alastrando por uma área de proteção ambiental.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Rio do Pires, a região afetada conta com vasta vegetação de cerrado e caatinga, além de muitas nascentes, constituindo parte importante para a fauna e a floral local.

Conforme o secretário José Carlos Almeida de Oliveira, o município não conta com brigada de incêndio e como a área é de difícil acesso, brigadistas voluntários que atuam em Piatã e outras cidades da Chapada Diamantina não conseguem atuar no combate ao fogo.
Segundo ele, a prefeitura acionou o Corpo de Bombeiros.
Não há detalhes sobre a extensão da área atingida, nem o que ocasionou o as chamas.

Além da preocupação ambiental, o fogo avança rapidamente, por causa da seca e das altas temperaturas, e se aproxima de algumas propriedades rurais. Os meses de agosto e novembro são os que historicamente registram mais casos de queimadas na Bahia, por causa da estiagem prolongada em algumas regiões.

*G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário